sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Motivação Humana

A motivação constitui um importante campo do conhecimento da natureza humana e da explicação do comportamento humano. Para compreender o conhecimento e motivação das pessoas é preciso conhecer sua motivação. A motivação humana é um tema que vem polarizando as atenções por muitos cientistas e estudiosos desde o inicio do século XX. Para uma organização a motivação é o combustível para a produtividade, comprometimento das pessoas e sucesso da empresa. Dentro do processo de dinamização existem suposições que possam estar inter relacionadas ao comportamento humano, são elas:


• O comportamento é causado, existe uma casualidade do comportamento das pessoas;

• O comportamento é motivado, há uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento não é casual nem aleatório, mas está sempre orientado e dirigido por algum objetivo;

• O comportamento é orientado para os objetivos. A todo comportamento existe sempre o impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.

Todas as pessoas trabalham para satisfazer suas necessidades. O desacordo começa a aparecer no momento que se procurar concretizar quais as necessidades que tem prioridade. Toda empresa procura satisfazer as necessidades do colaborador, dedicando-se na produção de bens e serviços que satisfazem necessidades humanas.
O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.
Este comportamento se chama força motriz que nos leva a alcançar nossos sonhos, mas é preciso acreditar e traçar um objetivo, ter um planejamento podendo assim satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais.



Maslow defini bem as necessidades individuais do ser humano, pois são através destas necessidades que o indivíduo busca satisfazer seus desejos, metas e a auto realização.

2 comentários:

  1. “COMPORTAMENTO HUMANO”

    Contar uma história veridica e bem interessante monstrando a que ponto chega o comportamento humano. A alguns anos atrás numa época de dia das mães, tinha e tenho alguns contatos que eram mães. Então fiz questão de fazer uma mensagem especial apenas para essas “mamães” dos contatos. Dentre essas pessoas havia uma moça chamada Eliane Campos que também se dizia mãe. Não a conhecia a muito tempo, mas mesmo assim fiz questão de inclui-lá, não tendo nenhum tipo de preconceito pelo fato de conhece-lá a pouco, pois, passou a fazer parte do ciclo de contatos .Porém era mentira o fato de ser mãe.Apenas brincou, mas sustentou essa mentira adotando um comportamento frio e que me prejudicou profissionalmente. Detalhe, essa pessoa tem uma irmã que é psicóloga, aliás, mais grave ainda. Alguns podem até dizer: “ahhh, esse tipo de coisa é normal...Muitos para “aparecerem” mentem ou fazem até pior”.Pode até ser, mas a pergunta que fica é: a sociedade perdeu o senso do que é certo ou errado??Parece até “piegas” isso, mas qual então a diferença entre uma mentira assim e aqueles jovens que queimaram um indio vivo que dormia num banco de praça a alguns anos atrás em Brasilia??!! Lembram dele ou a sociedade tem memória curta para fatos assim??!! Por essas e outras que se fazem seres assim que acham que estão acima do bem e do mal e acham que tudo é normal. Já perceberam isso??!!

    ResponderExcluir
  2. otimos temas ..... de muito proveito e conhecimento

    ResponderExcluir

"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink