segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gestor de Pessoas


O foco principal da liderança esta em respeitar as pessoas, estimular o autogerenciamento, as equipes autônomas e as unidades empreendedoras. Os líderes pensam mais a longo prazo, percebem as inter-relações que fazem parte de realidades mais amplas, pensam em termos de renovação, têm hailidades politicas, provocam mudanças, afirmam valores e conseguem unidades. O líder deve ser antes de tudo um Gestor de Pessoas.
O Gestor de Pessoas precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que ele deve servir de exemplo para as pessoas que o seguem. Quando qualquer profissional executor de atividades técnicas passa a assumir um papel de liderança, a equipe espera que ele tenha objetivos claros e estratégias adequadas para conduzir as ações em direção aos resultados organizacionais.
Cada pessoa é um ser humano único, sistêmico, com personalidade, características, habilidades, atitudes e conhecimentos diferentes uns dos outros. Por isso, é preciso conhecer as ferramentas de Gestão de Pessoas que poderão auxiliar na tomada de decisão em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho.
A principal ferramenta da Gestão de Pessoas é o aprendizado contínuo, que direciona o líder para o aprendizado organizacional, é preciso que ele desenvolva sua capacidade de promover educação/ desenvolvivmento dando abertura a transmissão da informação, tanto em um ambiente interno quanto externo, de maneira que todos participem na tomada de decisão, atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.

Fonte: LEVEK, Andrea Regina H Cunha; MALSCHITZKY, Nancy. Liderança: coleção gestão empresarial. São Paulo. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink