domingo, 9 de janeiro de 2011

Lidar com pessoas Arte ou Técnica ?

Lidar Com Pessoas: Arte Ou Técnica?


Você já teve ou tem dificuldades em lidar com alguém como um chefe, a sogra ou mesmo um amigo? Muitas vezes lidamos muito bem com várias pessoas, mas tem uma que é o nosso "Calcanhar de Aquiles"...
Você já teve ou tem dificuldades em lidar com alguém como um chefe, a sogra ou mesmo um amigo? Muitas vezes lidamos muito bem com várias pessoas, mas tem uma que é o nosso "Calcanhar de Aquiles". Isto é mais comum do que se pensa. Todos nós, mesmo os especialistas em relacionamento humano, já passamos ou vamos passar pelo menos uma vez na vida, por situações delicadas ao lidar com pessoas.
Lidar com pessoas é uma arte, mas também uma técnica que pode se aprimorada.
Existem pessoas que têm extrema facilidade em lidar com qualquer indivíduo e nunca se vêem em situações delicadas. Elas são os verdadeiros artistas da relação, mas é um grupo raro e difícil de encontrar. Para as demais pessoas, existem as técnicas que funcionam muito bem.
Vou simplificar aqui e ensinar uma técnica eficaz em apenas três passos.
O primeiro passo é perceber que a relação não vai indo muito bem e ter consciência de que também, de alguma forma, contribuímos para isto. Nossos comportamentos estimulam o comportamento do outro.
O segundo passo é perceber qual dos nossos comportamentos estimula, no outro, a atitude de que não gostamos ou que condenamos. Fazer o outro mudar de atitude simplesmente porque queremos que mude é extremamente raro e difícil.
O terceiro e último passo é utilizar a descoberta que fizemos no passo anterior. Se descobrirmos o que estamos fazendo para provocar a ação do outro, é só mudarmos de atitude. Esta mudança provocará também uma mudança no outro.
Simples de dizer, mas difícil de aplicar, não é?
Eu sei. Mesmo quando utilizamos técnicas percebemos que precisamos de empenho. Esta técnica necessita ser aprimorada a cada dia, não é uma receitinha de bolo, pois cada indivíduo é único e nossa estratégia deve ser adaptada a cada situação específica. Mas faça a sua experiência e depois me conte como foi e aprimore cada vez mais sua técnica; e lembre-se sempre que lidar com pessoas é uma arte, mas também uma técnica que pode se aprimorada.

Fonte: BALDEZ, Luciene. Lidar com Pessoas Arte ou Tecnica. Disponível em < http:www.rhportal.com.br > Acesso em 09 Jan. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink