domingo, 31 de outubro de 2010

Por que será que uns vencem e outros não..

Por: Julio Sergio Cardozo

Aí existe um pouco de esoterismo. Infelizmente, concluo que tem gente carimbada para não vencer. Há talentos que nunca tiveram oportunidade de usar esse bem tão precioso a seu favor. Por outro lado, uma minoria é dotada de condições indispensáveis para conquistar um lugar ao sol. Estatisticamente, quanto maior for a população, maior é o número de pessoas com melhor nível e qualidade.
Mas, se fizermos uma simples comparação, haveria então mais talentos na China do que no Brasil, já que eles são em maior número do que nós? Talvez sim, talvez não. A realidade é que sorte, oportunidade, acaso, competência e predestinação são fatores que podem justificar o sucesso de alguns. Não tem nada de científico no que estou dizendo, mas a vida me ensinou que essas coisas existem. Isso talvez explique porque há tanta gente incompetente no poder e tanta gente boa que não conseguiu. Já viram quantas e quantas pessoas durante a vida, sem a mínima condição de alcançar um cargo mais alto, acabam assumindo posição de destaque? É um grande paradoxo: pessoas sem a preparação necessária (bagagem profissional e formação acadêmica) chegarem lá.
Já me questionei muitas vezes: como esta pessoa conseguiu? Será que a empresa não soube avaliar as competências x exigências do cargo? Será que ela teria oportunidade similar em outra companhia? Muito se fala em estrela, o que acredito que alguns possam ter. Não basta apenas ser um grande talento. Sorte é aquele empurrãozinho que estava faltando. Como se diz por aí: é preciso estar no lugar certo, na hora certa. E você, é uma pessoa de sorte?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink