terça-feira, 15 de junho de 2010

A força do Capital Intelectual

Na atualidade o novo fator de produção é o conhecimento que está cada vez mais impregnado nos produtos e serviços prestados pelas empresas. Hoje se utiliza menos matéria-prima e aumenta-se numa proporção muito grande o conhecimento e a informação no ambiente industrial. O fator humano conhecimento se torna o recurso mais relevante dentro da economia mundial e o capital intelectual deve ser considerado o enfoque principal das empresas no mercado atual.  Com essas mutações da economia, agregada de forte influência tecnológica, voltou-se atenção para as habilidades criativas, atitudes e motivação das pessoas agregando valor a empresa. O fato é que com a junção do conhecimento aos recursos até então valorizados, alterou-se a estrutura econômica das instituições e, também, a valorização do ser humano, ponderando que só este detém o conhecimento. Assim, parece bem óbvio que na nova economia a informação e o conhecimento são as fontes do poder. Segundo a visão dos economistas, o ser humano é considerado capital por possuir capacidade de gerar bens ou serviços, por meio do emprego da sua força de trabalho e do conhecimento, constituindo-se em importantes fontes de acumulação e de crescimento econômico. Na visão de Sveiby (1997, p. 9): “as pessoas são os únicos verdadeiros agentes da empresa. Todos os ativos e estruturas – quer tangíveis ou intangíveis – são resultado das ações humanas”. Mas, o que é Capital Intelectual? Antunes (2002, p.47) define Capital Intelectual como: “[...] um conjunto de benefícios intangíveis que agregam valor às empresas”. O capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações, encontrado nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviços, mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário, ao empreendimento”. Então podemos chamar de capital intelectual toda captação de informações e manipulação destas em prol de uma determinada empresa. Não basta termos informações e não sabermos usá-las. Com isso podemos concluir que Capital Intelectual; nada mais é do que tudo aquilo que adquirimos durante toda a vida, através de estudos contínuos, inovando a cada dia, criando algo novo, sempre, para que o nosso produto seja diferente do concorrente e isso só é adquirido através da simplicidade e de uma análise do que é realmente, estrategicamente, importante na formação do conhecimento, do saber, e do ser.

Fonte: ALGERI, Hernadi Anito; CAMBRUZZI, Daiane; MOROZINI, João Francisco. A Nova Lei das Sociedades Anonimas e a Mensuração do Capital Intelectual. Revista Eletrônica Lato Sensu – UNICENTRO. Disponível em: < http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/Páginas/7%20Edição/Aplicadas/PDF/1-Ed7_CS-ANova.pdf> Acesso em: 15 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink