domingo, 20 de junho de 2010

Catalisadores, Inovadores e Estrategistas

Por Adriana Salles Gomes

Os gestores catalisadores costumam partir do mesmo patamar de todas as demais pessoas: sem informação, capacidade ou contato com cliente privilegiados. No entanto, conseguem feitos extraordinários. O que eles fazem? É o oposto daquilo que muitos gestores acreditam. Os catalisadores têm sucesso, porque se libertam dos grilhões do modo tradicional de fazer as coisas em suas empresas. Eles se destacam tanto pelo que não fazem como pelo que fazem. Por exemplo, os catalisadores não “pensam grande” nem “deixam os números falar” ou segmentam o mercado de acordo com um conjunto de variáveis demográficas sem sentido. Eles nem mesmo se apoiam em focus groups.

São seis suas principais lições:

* Não olhe para cima, mas para dentro de você
* O peso não está em suas costas, mas em sua cabeça
*Nada nesta vida é coisa do outro mundo, você apenas tem de reenquadrar a situação
*Comece sempre pelas bordas
*Lidere as pessoas, em vez de amá-las
*Entenda que velocidade anima “a galera”

Os catalisadores são ainda especialistas em “lançamentos de aprendizado”. O que é isso?Trata-se de processos que se concentram em fazer pequenas apostas em velocidade. Ao mesmo tempo que minimizam os riscos assim, eles aceleram o aprendizado e permitem gerar insights rapidamente a partir da experiência direta com o mercado.

Fonte: Disponível em < http://hsm.updateordie.com/updates/estilo-e-comportamento/> Acesso em 20 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink