terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Habilidade Humana e os grupos de trabalho


Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos. A habilidade humana refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre subordinados para compreender as necessidades e motivações dos membros do grupo.

Os grandes estudiosos afirmam que as organizações que pretendem sobreviver no próximo século, devem investir na formação das pessoas para que aprendam a trabalhar em equipe. O sucesso não depende mais de um indivíduo e sim do trabalho integrado de várias pessoas. Não adianta ter talentos trabalhando individualmente, a contribuição do indivíduo terá um grande valor se estiver direcionada à produção de uma equipe.

Uma equipe, para ser verdadeiramente uma equipe deve considerar que os seus participantes devem, em primeiro lugar, gostar uns dos outros. É a fraternidade que fará um reconhecer as inabilidades do outro e, em vez de apontá-las e criticá-las, ampará-lo e auxiliálo no que for possível. É a humildade que fará reconhecer que um trabalho não é mais importante do que outro. É a confiança e responsabilidade que dará à equipe a tranqüilidade para que todos possam desenvolver seu trabalho sem se preocupar com tarefas que não são de sua atribuição, mas que completam o seu. É a lealdade que dará aos participantes a despreocupação de se proteger de seus próprios companheiros. É o respeito que fomentará a união e um relacionamento saudável, evitando provocações e mágoas.

É o amor que manterá a equipe unida, satisfeita e disposta a encarar novos desafios. Uma equipe trabalha unida em prol de metas, considerando que a cooperação entre todos é um fator essencial. Uma equipe de trabalho entende que sua participação na vida das pessoas é limitada e, que nem sempre as condições de vida das pessoas de que cuida são as desejadas, por isso mesmo, torna sua pequena participação muito importante e merecedora de todo esforço e dedicação. Para que isso aconteça é preciso que a equipe esteja harmonizada. Parece fácil, mas não é bem assim.

O primeiro passo deve ser o desenvolvimento da paciência, da tolerância, do respeito e da confiança no companheiro de equipe. Vigiar pensamentos e atitudes, respeitar condutas e idéias, expor posicionamentos contrários e criticar comportamentos do companheiro na hora certa e de forma cordial, assim como,dormir bem, acordar com alegria e disposição para o trabalho, são metas e necessidades. 

A desarmonia de um será sentida por todos, que terão que se esforçar mais para manter a harmonia geral. Deve-se estar atento às necessidades dos companheiros para oferecer ajuda sem que peçam, com muita calma e de maneira discreta.

O que se faz com despreendimento fortalece a alma da equipe. Uma equipe de sucesso é harmônica nas alegrias e nas dificuldades e encara as problemas como oportunidade de aprendizado, arregimenta e alinha forças sempre em prol da equipe, pois o sucesso de um é de todos.

Fonte: DALMUTT, Helonez Bilinski; MOROZINI, João Francisco. A Influência da Liderança na Gestão das empresas do Município de Mangueirinha/ PR. Revista Eletrônica Latu Sensu. Ano 3, n. 1, mar 2008. Paraná/ PR. p. 1-25. Disponível em < http://www.revistaeletronicalatusensu.com.br/ > Acesso em 08 Jan 2010.

Um comentário:

  1. Michele como sempre muito competente nas suas temáticas. Aluna aplicada na época em que foi minha discente no Curso de Graduação em Administração em Santa Catarina, agora, tornou-se uma Consultora com habilidades incomuns. Parabéns Michele! Gostaria de continuar lendo seus maravilhosos artigos. Professor Doutor Hélio Roberto Hékis - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

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"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink