Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos. A habilidade humana refere-se às aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas. Requer capacidade para criar uma atmosfera de segurança, para comunicar e encorajar a comunicação entre subordinados para compreender as necessidades e motivações dos membros do grupo.
Os grandes estudiosos afirmam que as organizações que pretendem sobreviver no próximo século, devem investir na formação das pessoas para que aprendam a trabalhar em equipe. O sucesso não depende mais de um indivíduo e sim do trabalho integrado de várias pessoas. Não adianta ter talentos trabalhando individualmente, a contribuição do indivíduo terá um grande valor se estiver direcionada à produção de uma equipe.
Uma equipe, para ser verdadeiramente uma equipe deve considerar que os seus participantes devem, em primeiro lugar, gostar uns dos outros. É a fraternidade que fará um reconhecer as inabilidades do outro e, em vez de apontá-las e criticá-las, ampará-lo e auxiliálo no que for possível. É a humildade que fará reconhecer que um trabalho não é mais importante do que outro. É a confiança e responsabilidade que dará à equipe a tranqüilidade para que todos possam desenvolver seu trabalho sem se preocupar com tarefas que não são de sua atribuição, mas que completam o seu. É a lealdade que dará aos participantes a despreocupação de se proteger de seus próprios companheiros. É o respeito que fomentará a união e um relacionamento saudável, evitando provocações e mágoas.
É o amor que manterá a equipe unida, satisfeita e disposta a encarar novos desafios. Uma equipe trabalha unida em prol de metas, considerando que a cooperação entre todos é um fator essencial. Uma equipe de trabalho entende que sua participação na vida das pessoas é limitada e, que nem sempre as condições de vida das pessoas de que cuida são as desejadas, por isso mesmo, torna sua pequena participação muito importante e merecedora de todo esforço e dedicação. Para que isso aconteça é preciso que a equipe esteja harmonizada. Parece fácil, mas não é bem assim.
O primeiro passo deve ser o desenvolvimento da paciência, da tolerância, do respeito e da confiança no companheiro de equipe. Vigiar pensamentos e atitudes, respeitar condutas e idéias, expor posicionamentos contrários e criticar comportamentos do companheiro na hora certa e de forma cordial, assim como,dormir bem, acordar com alegria e disposição para o trabalho, são metas e necessidades.
A desarmonia de um será sentida por todos, que terão que se esforçar mais para manter a harmonia geral. Deve-se estar atento às necessidades dos companheiros para oferecer ajuda sem que peçam, com muita calma e de maneira discreta.
O que se faz com despreendimento fortalece a alma da equipe. Uma equipe de sucesso é harmônica nas alegrias e nas dificuldades e encara as problemas como oportunidade de aprendizado, arregimenta e alinha forças sempre em prol da equipe, pois o sucesso de um é de todos.
Fonte: DALMUTT, Helonez Bilinski; MOROZINI, João Francisco. A Influência da Liderança na Gestão das empresas do Município de Mangueirinha/ PR. Revista Eletrônica Latu Sensu. Ano 3, n. 1, mar 2008. Paraná/ PR. p. 1-25. Disponível em < http://www.revistaeletronicalatusensu.com.br/ > Acesso em 08 Jan 2010.
Michele como sempre muito competente nas suas temáticas. Aluna aplicada na época em que foi minha discente no Curso de Graduação em Administração em Santa Catarina, agora, tornou-se uma Consultora com habilidades incomuns. Parabéns Michele! Gostaria de continuar lendo seus maravilhosos artigos. Professor Doutor Hélio Roberto Hékis - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
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