segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lideres conquistam equipes e não exigem obediência

A constante preocupação em alcançar metas ou superar resultados é uma realidade para empresas dos mais variados segmentos e portes. No entanto, para que isso ocorra é fundamental que as equipes vistam a "camisa da organização" e, dessa maneira ofereçam o melhor de sim - uma performance que atenda às expectativas do negócio e às exigências do mercado.
Contudo, mesmo que se profissionais qualificados sejam contratados, se diante deles não existir um condutor, um comandante que apresente um norte a ser seguido e que, consequentemente, ajudará os colaboradores a exercerem suas atividades da melhor forma possível, dificilmente essa equipe obterá êxito. Esse é o principal motivo que leva as empresa a buscarem, e forma incansável, profissionais que sejam capazes de conduzir os funcionários. De forma mais objetiva, buscam-se líderes que façam a diferença. E se diga de passagem não profissionais que apenas deleguem ordens e se acreditem serem os donos da "única verdade".
O que as empresas necessitam e querem é a presença de lideranças que se integrem completamente ao dia a dia dos seus subordinados, que entenda como trabalhar o potencial de cada um e, no momento certo, dar um feedback construtivo que revele os pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos por que é avaliado. Para falar sobre o assunto, o RH.com.br entrevistou o consultor organizacional, Paulo Roberto de Souza - autor do livro "A Nova Visão do Coaching na Gestão por Competências", lançado pela Editora Qualitymark. "Infelizmente, muitos líderes ocuparam-se em cuidar da problemática do dia a dia em seus negócios, abdicando da dedicação à evolução da empresa e das suas equipes", alerta Paulo Roberto. A entrevista, na íntegra, encontra-se logo abaixo. Mais uma oportunidade para você refletir e avaliar se os gestores da sua organização estão ou não realizando um trabalho compatível com a realidade de um mercado cada vez mais exigente e globalizado.
 
Fonte: <http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Entrevista/6478/lideres-conquistam-equipes-e-nao-exigem-obediencia-.html>  Acesso em 19 de Abril de 2010.
"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink