sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Comunicação Inteligente para Empresas Inteligentes


A tecnologia da informação estão fazendo com que os custos de comunicação diminuam, a intensa comunicação de que muitas vezes as pessoas precisam para trabalhar de maneira eficaz está se tornando mais barata e melhor o tempo todo. Com a pesquisa de opinião de baixo custo, feita pela web, e outras técnicas de pesquisa de mercado, as empresas podem saber rotineiramente a opinião de funcionários, clientes e outras partes interessadas, sobre todo o tipo de questão. Ele defende que se a utilizarmos de forma consciente e adequada, o processo flexível e descentralizado da tomada de decisão em mercados, talvez seja uma forma muito melhor de atingirmos muitos objetivos não econômicos do que geralmente imaginamos. E essa mudança tornou-se possível graças às novas tecnologias, que proporcionam que inúmeras pessoas tenham informações suficientes para tomar mais decisões por si mesmas, formando o chamado inteligência coletiva, que leva ao conceito de organização inteligente.Quando você coordena, organiza o trabalho de modo que coisas boas aconteçam, esteja você no controle ou não, já que a coordenação enfoca as atividades que precisam ser realizadas e as relações entre elas.
Em vez de simplesmente dizer às pessoas o que devem fazer, os gerentes cultivarão cada vez mais suas organizações e as pessoas dentro delas. Para cultivar algo com sucesso, é necessário entender e respeitar suas tendências naturais, ao mesmo tempo em que tenta lhe dar um formato que você valorize. Em vez de tentar impor a sua vontade ao sistema, você tenta chegar a um equilíbrio entre quanto controle deve exercer e o quanto deve abrir mão dele. Talvez a melhor maneira de comunicar essa decisão seja deixando as pessoas perceberem que podem falar, fazer e serem ouvidas. “Quando você tem padrões claros para avaliar os resultados das pessoas, não precisa gastar muito tempo revisando e analisando as decisões delas. A maior parte desses padrões não é documentada em manuais de procedimento; faz parte da cultura não escrita da organização”. Pense nisso!


 
Fonte: ASSAD. Alessandra. disponivel em: http://www.administradores.com.br/ Acesso: 29 jan. 2010.


domingo, 24 de janeiro de 2010

Alavancas da Persuasão

 

É importante para os líderes adquirir sabedoria de como persuadir, diante disto tem-se sete princípios fundamentais para um bom líder persuadir sua equipe e movê-las ao crescimento:
- Razão: a apresentação lógica das idéias.
- Pesquisa: utilização de informações relevantes na argumentação.
- Ressonância: a idéia deve “parecer certa” para o público.
- Redescrições representacionais: termo técnico que em bom português significa contar uma boa história.
- Recursos e prêmios: a audiência precisa ser seduzida e achar que ganha ao apoiar o chefe.
- Acontecimentos do mundo: crises, guerras, furacões, tudo isso pode facilitar a mudança de pensamento.
- Resistências: o líder deve estar preparado para elas e saber como combatê-Ias.
Aproveite as oportunidades e conheça o seu estilo de liderança e seu poder de persuasão.





quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Capital Intelectual


Na atualidade o novo fator de produção é o conhecimento que está cada vez mais impregnado nos produtos e serviços prestados pelas empresas. A temática Capital Intelectual é atualíssima e de grande interesse para os administradores, em especial sob a ótica da gestão empresarial. A economia gira em torno das novas tecnologias da informação, principalmente na área do conhecimento. Com essas mutações da economia, agregada de forte influência tecnológica, voltou-se atenção para as habilidades criativas, atitudes e motivação das pessoas agregando valor a empresa. O fato é que com a junção do conhecimento aos recursos até então valorizados, alterou-se a estrutura econômica das instituições e, também, a valorização do ser humano, ponderando que só este detém o conhecimento. Assim, parece bem óbvio que na nova economia a informação e o conhecimento são as fontes do poder. É preciso saber utilizar a informação que domina, pois o capital intelectual é do que tudo que se adquire ao longo da vida, através de estudos contínuos e aprimorado. Mas o importante é a humildade do saber fazer, e do que é importante para adquirir este conhecimento o ser através de nossas habilidades.

Fonte: Revista Eletronica Latu Sensu. Ed. 7 Ano 2009

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A liderança não se faz sozinha


Atualmente a liderança tem um peso muito importante, hoje o mercado exige profissionais com conhecimento em liderança, pois as grandes empresas buscam profissionais que sejam especialistas em sua área de atuação, e que sejam capazes de montar boas equipes, inspirar e fazer com que as pessoas se apoiem mutuamente. A maioria das empresas tem um programa de desenvolvimento de liderança entre as pessoas que podem vir a fazer parte da gerência médio e sênior.
Para um bom conhecimento liderança é necessário que você desenvolva e questione melhor em você os seguintes critérios. O que você quer desenvolver melhor em você mesmo e nas pessoas que te cercam? Como quer que isso aconteça? Antes de mais nada, é preciso estar consciente que a liderança não se faz sozinha. Os grandes líderes estão sempre apoiados por equipes fabulosas, ja que a liderança é uma situação tanto individual quanto coletiva. Essa é uma característica da maioria dos grandes líderes, que também contam com:
* Visão e um objetivo a ser alcançado
* Uma estratégia para conquistar esse objetivo
* Carisma um líder precisa ser um comunicador eficaz

Além disso, os grandes líderes precisam estar à altura das situações difíceis. Basta pensar no que grandes líderes da atualidade, como Nelson Mandela, Margareth Tatcher e Martin Luther King tinham em comum e como conseguiram transformar o mundo.

Disponível em: http://hsm.updateordie.com/updates/educacao/ . Acesso em: 19 Jan 2010.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Poder de Persuasão


Alguns já nasceram com essa competência. Sem empreender muita energia e esforço, conseguem tudo o que desejam. É de se esperar que suas vidas sejam mais fáceis também. O poder da persuasão, que tem muito a ver com a neurolinguística, é tema dos livros mais vendidos no País na atualidade. As pessoas querem que suas opiniões sejam levadas a sério, de forma a aliviar suas frustrações diárias.
"Não é apenas no mundo corporativo que saber persuadir é fundamental. A persuasão traz resultados também na vida pessoal. Quem possui o poder da persuasão se relaciona melhor com as pessoas e isso ocasiona bem-estar", afirma o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França.
Perante a dificuldade de fazer valer suas ideias sem causar questionamentos e aversões na equipe, a maioria dos profissionais que se sentem frustrados se pergunta: dá para desenvolver o poder da persuasão? Eu posso mudar meu jeito de me relacionar com colegas de trabalho e superiores? Como isso é possível?
França diz que as pessoas não só podem desenvolver a persuasão como devem. "Aqueles com capacidade de persuadir conseguem criar um ambiente harmonioso em torno de si", garante.
"Por outro lado, quem não tem essa competência costuma ser visto como antipático. Determinadas pessoas simplesmente não são agradáveis. Mas não se trata de antipatia, elas apenas não conseguem persuadir os demais. Este é um traço comum entre profissionais que trabalham mais com a lógica do que com a inteligência emocional. Há ainda aqueles que são inflexíveis e intolerantes".
A persuasão e o carisma
Para quem está decidido a se aprimorar, saiba que a persuasão está atrelada à capacidade de compreender o próximo. "É preciso entender as demandas alheias e se permitir a ajudar. Trata-se de uma capacidade relacionada ao carisma e à compreensão do mapa mental das pessoas com quem se convive".
Como saber se alguém tem o poder da persuasão? É simples. Geralmente, quem tem esse poder interage com os demais de forma diferenciada, sendo influente e carismático, na maioria das vezes sem precisar se esforçar para tal.
Carisma, para quem não sabe, é justamente aquele dom que tem tudo a ver com flexibilidade e capacidade de escutar. Não de ouvir, mas de escutar. "Pessoas com poder de persuasão gostam de escutar, ou seja, elas não apenas ouvem o que os demais têm a dizer como também permanecem o tempo todo atentas aos sinais que a face, a expressão corporal e a forma de se comunicar transmitem",
Existem pessoas boas, ótimas e excelentes. As boas têm pouco conteúdo, mas sabem persuadir. As ótimas têm conteúdo, mas não sabem persuadir. Já os profissionais em estado de excelência têm tudo ao seu alcance: conteúdo e poder de persuasão.
 
Fonte: SATO, Karin. O Poder de Persuasão. Infomoney. São Paulo. Jan. 2010.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Carência dos Líderes no Século XXI




A obtenção do sucesso depende do uso inteligente dos talentos, boa formação profissional, esforço individual, dedicação e foco em resultados , enfim todas as características que um Líder deve fomentar , mas infelizmente a verdadeira liderança é uma exceção , o que temos na realidade no nosso dia a dia são muitos chefes , e estes somente ajudam a acelerar conflitos.
As empresas buscam “talentos” que sejam inovadores , prò-ativos , resilientes , assertivos , auto motivados , cooperativos , dinâmicos , eficientes , empreendedores , flexíveis , leais , organizados , perseverantes , responsáveis , sinceros, tolerantes , versáteis e etcs....
Alem disso temos um pouco de dificuldade em encontrar seres humanos assim, quando os encontramos criamos um problema, pois geramos um desconforto na empresa já que este irá questionar valores e crenças e seu superior, na maioria das vezes, não está preparado para enfrentar tais argumentos e o conflito se instala. Mas os líderes necessitam de sabedoria para propagar o desenvolvimento individual e o capital intelectual dentro da organização.
Atualmente o maior problema nas empresas está relacionado à gestão de pessoas . A questão do conflito também esta relacionada a questão cultural o que ocasiona desconfortos entre os indíviduos, podendo haver uma homogeneização dentro das empresas, ocorrendo assim estes fatos.
Temos que nos lembrar que uma empresa é formada por pessoas e se estas não evoluírem a empresa também não irá evoluir , precisamos proporcionar o desenvolvimento do individuo, do ser humano, para isso necessitamos conhece-los, temos que praticar a sabedoria, essa sim uma característica fundamental no Líder do Séc XXI.


"Ser líder é como ser uma dama: se você precisa provar que é, então você não é." Margareth Thatcher







quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Inteligência Emocional




Cada vez mais o sucesso depende de outros fatores além da inteligência e espírito de trabalho. As relações interpessoais, a capacidade de trabalho em grupo, a capacidade de ouvir e de se colocar na posição de outros, a capacidade de ouvir a nossa consciência tornaram-se fundamentais num mundo cada vez mais ligado por redes e em que cada vez mais o trabalho é tarefa de uma equipe. Para ter sucesso, álem de inteligência "intelectual" é necessário ter também inteligência emocional.
A pedra basilar da inteligência emocional é a autoconsciência, isto é, o reconhecimento de um sentimento enquanto ele decorre. O sentimento desempenha um papel crucial na nossa navegação pelas decisões que temos que tomar. Todos nós sentimos por vezes sinais intuitivos sob a forma de impulsos límbicos, vindos daquilo a que António Damásio chama "balizadores somáticos". Eles são uma espécie de sinais que nos alerta para o perigo potencial mas também nos alerta para oportunidades de ouro. Segundo Goleman, "a chave para tomar boas decisões pessoais é ouvir os sentimentos".
O objetivo é o equilíbrio e não a supressão dos sentimento. Todos os sentimentos têm o seu valor e significado. Controlar as emoções é a chave para o bem estar emocional. Há sentimentos que destabilizam emocioalmente as pessoas, como raiva, ansiedade ou melancolia e que podem ser combatidos por exemplo, minando as suposições irreais que alimentam a raiva, ser céptico relativo às dúvidas que causam a ansiedade ou praticar exercício físico, jogos, etc ou engendrar um pequeno triunfo, que ajudam a eliminar a melancolia.
A motivação própria
É muito importante que as pessoas se sintam motivadas. Quanto mais motivadas e presistentes forma maior capacidade e potencialidade terão para atingir os seus objetivos. O controle emocional - adiar a recompensa e dominar a impulsividade - está subjacente a qualquer realização. Uma fonte de otimismo e persistência pode muito bem ser um comportamento inato, no entanto pode também ser adquirido pela experiência. Seja qual for a sua origem está-lhe subjacente a ideia de autoeficácia, a convicção que se domina os acontecimentos da própria vida e se é capaz de vencer os desafios. O desenvolvimento de uma aptidão, ao tornar a pessoa mais apta e mais disposta a correr riscos e a procurar desafios, reforça o sentimento de auto-eficácia.
Reconhecer as emoções dos outros
A empatia, habilidade de reconhecer o que os outros sentem, desempenha um papel fundamental numa vasta gama de áreas da vida. Nasce da autoconsciência. Só sendo capazes de reconhecer as próprias emoções seremos capazes de reconhecer as dos outros.
Uma vez que 90% da comunicação é não verbal, devemos estar particularmente atentos a estas pois é extremamente reveladora dos sentimentos do seu emissor. As pessoas empáticas são mais sensíveis a esses sinais que indicam aquilo de que os outros necessitam e tornam-se mais aptas para profissões que envolvam contato e negociações com outras pessoas, tais como a gestão, por exemplo.
Gerir relacionamentos
A arte de nos relacionarmos com os outros é também a aptidão de gerir as emoções dos outros, que está na base da popularidade, da liderança e da eficácia interpessoal. Gerir as emoções dos outros requer a maturação de duas habilidades emocionais: autocontrole e empatia.
Álem da inteligência emocional deve também existir e desenvolver-se a inteligência interpessoal. Segundo Thomas Hatch e Howard Gardner, há quatro componentes da inteligência interpessoal: organizar grupos, negociar soluções, relacionamento pessoal e análise social.

Fonte: GOLLEMAN, Daniel. Inteligênicia Emocional. Setembro. 1997.



terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Líder como Coach


O líder deve observar frequentemente o comportamento pessoal e profissional de seus colaboradores, buscando identificar os pontos fortes e os pontos fracos de cada indivíduo, direcionando para a busca de melhorias continuas, tanto no aspecto técnico quanto no comportamento. Precisa ajudar as pessoas as a encararem a realidadee mobilizá-las para que façam mudanças, para que superem hoje o que fizeram ontem e para que despertem para novos desafios a cada dia. Surge então a figura do coach, que se torna responsável pela identificação e pelo apoio das necessidades encontradas em cada colaborador. Trata-se, portanto, de um profissional que se compromete, no âmbito de uma organização, a apoiar as pessoas que visam alcançar determinado resultado. Algumas habilidades precisam estar presentes o líder quando desenvolve o coaching,  este termo tem sua origem no campo esportivo, utilizado como o processo de preparo de pessoas na elaboração de um auto-diagnóstico e aprimoramento e capacidades e raciocínio e análise, visando torná-las capazes de estabelecer metas, determinar prioridades e identificar as melhores soluções para os problemas pessoais e profissionais que se apresentam no dia-a-dia, como ter paciência, imparcialidade, responsabilidade, credibilidade, maturidade, flexibilidade, empatia e, o mais importante, gostar de gente, propondo assim estimulo de habilidades, idéias e despertar os melhores talentos.

Fonte: LEVEK, Andrea Regina H Cunha; MALSCHITZKY, Nancy. Liderança: coleção gestão empresarial. São Paulo. 2002.




segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gestor de Pessoas


O foco principal da liderança esta em respeitar as pessoas, estimular o autogerenciamento, as equipes autônomas e as unidades empreendedoras. Os líderes pensam mais a longo prazo, percebem as inter-relações que fazem parte de realidades mais amplas, pensam em termos de renovação, têm hailidades politicas, provocam mudanças, afirmam valores e conseguem unidades. O líder deve ser antes de tudo um Gestor de Pessoas.
O Gestor de Pessoas precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que ele deve servir de exemplo para as pessoas que o seguem. Quando qualquer profissional executor de atividades técnicas passa a assumir um papel de liderança, a equipe espera que ele tenha objetivos claros e estratégias adequadas para conduzir as ações em direção aos resultados organizacionais.
Cada pessoa é um ser humano único, sistêmico, com personalidade, características, habilidades, atitudes e conhecimentos diferentes uns dos outros. Por isso, é preciso conhecer as ferramentas de Gestão de Pessoas que poderão auxiliar na tomada de decisão em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho.
A principal ferramenta da Gestão de Pessoas é o aprendizado contínuo, que direciona o líder para o aprendizado organizacional, é preciso que ele desenvolva sua capacidade de promover educação/ desenvolvivmento dando abertura a transmissão da informação, tanto em um ambiente interno quanto externo, de maneira que todos participem na tomada de decisão, atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.

Fonte: LEVEK, Andrea Regina H Cunha; MALSCHITZKY, Nancy. Liderança: coleção gestão empresarial. São Paulo. 2002.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Motivação Humana

A motivação constitui um importante campo do conhecimento da natureza humana e da explicação do comportamento humano. Para compreender o conhecimento e motivação das pessoas é preciso conhecer sua motivação. A motivação humana é um tema que vem polarizando as atenções por muitos cientistas e estudiosos desde o inicio do século XX. Para uma organização a motivação é o combustível para a produtividade, comprometimento das pessoas e sucesso da empresa. Dentro do processo de dinamização existem suposições que possam estar inter relacionadas ao comportamento humano, são elas:


• O comportamento é causado, existe uma casualidade do comportamento das pessoas;

• O comportamento é motivado, há uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento não é casual nem aleatório, mas está sempre orientado e dirigido por algum objetivo;

• O comportamento é orientado para os objetivos. A todo comportamento existe sempre o impulso, um desejo, uma necessidade, uma tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.

Todas as pessoas trabalham para satisfazer suas necessidades. O desacordo começa a aparecer no momento que se procurar concretizar quais as necessidades que tem prioridade. Toda empresa procura satisfazer as necessidades do colaborador, dedicando-se na produção de bens e serviços que satisfazem necessidades humanas.
O comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano. O comportamento não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo.
Este comportamento se chama força motriz que nos leva a alcançar nossos sonhos, mas é preciso acreditar e traçar um objetivo, ter um planejamento podendo assim satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais.



Maslow defini bem as necessidades individuais do ser humano, pois são através destas necessidades que o indivíduo busca satisfazer seus desejos, metas e a auto realização.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

"Ninguem chega a ser bom profissionalmente, se antes não for bom como pessoa. Você só muda sua vida quando mudar sua postura mental e passar a acreditar mais em você mesmo."  Autor: JD Zanco

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Acreditando mais nos Recursos Humanos da organização


Atualmente é grande o esforço dos profissionais da área de RH para mudar a expressão de recursos humanos para Capital Humano. Afinal, quando falta um colaborador, nós não temos outro para substituí-lo. O Capital Humano é um recurso indispensável dentro das organizações. Pois, as organizações são formadas por pessoas que em conjunto se unem a um propósito em comum. Existem estatísticas que demonstram o tempo médio de permanência de um colaborador em uma organização o prazo é de cinco anos. Quando o colaborador é uma pessoa que busca sempre estar atualizado e que investe em si mesmo, quando percebe que os desafios acabam demite-se da organização para a busca de novos desafios em outras organizações.
Existem pessoas que ficam paradas no ponto de ônibus e quando o ônibus vem, não dão sinal. O ônibus passa reto e não esta se dando conta, que pode ter passado o ônibus da sua vida, ou seja, pode ser a sua oportunidade de mudança ? Quantas vezes percebemos o quanto fomos inseguros e perdemos grandes chances de vencer, devido a insegurança ou até mesmo frustação,  de achar que não é capaz em estar ali, mas não desanime... Corra, não deixe de planejar, criar metas e não perca a oportunidade de vencer, pense em seus projetos de vida, o que falta ainda para ser realizado. Então não espere o ônibus passar e deixar sua oportunidade ir embora, corra, lute  e alcance a motivação para obter o sucesso.

Liderança no Trabalho em Equipe



Destacamos abaixo alguns atributos para aquele que deseja exercer a liderança positiva para o trabalho em equipe nas corporações:


• Ouvir mais do que discursar;

• Elogiar mais do que criticar, sem deixar de ser franco;

• Estimular as ações (dar “motivos para a ação” de cada um dos seus liderados); • Expor suas idéias sempre com clareza e com a força do convencimento;

• Transmitir confiança e entusiasmo, fazendo com que cada liderado descubra o seu “Deus interior”;

• Ter visão conectada à ação;

• Ser firme nas suas posições (líder frouxo, liderado desorientado);

• Possuir competência (teórica e prática);

• Ser exemplo aos demais (o exemplo arrasta);

• Administrar o seu tempo (sua vida);

• Delegar com segurança (passar a incumbência para quem realmente vai dar conta do recado);

• Ser ponderado nas suas colocações (o desequilíbrio desagrega);

• Ter espírito de equipe (solidariedade e reciprocidade).

Fonte: JD Zanco. Liderança Gerencial. 2009. Disponível em: http://www.liderancagerencial.blogspot.com/

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Procurando por Curso de Liderança Gerencial?




Escola de Gerentes atende em todo o territorio nacional. Com larga  experiencia na area de treinamento e desenvolvimento. Para maiores informações acesse o site:



Liderança

A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização.Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois a organização é um ser vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.


Dessa forma, pode-se definir liderança como o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Porém, existem três implicações importantes nesta definição.

Primeira: a liderança envolve outras pessoas, o que contribuirá na definição do status do líder. Segunda: a liderança envolve uma distribuição desigual de poder entre os líderes e os demais membros do grupo. E terceira: a liderança é a capacidade de usar diferentes formas de poder para influenciar de vários modos os seguidores.

De fato, os líderes influenciam seguidores. Por este motivo, muitos acreditam que os líderes têm por obrigação considerar a ética de suas decisões. Apesar de a liderança ser importante para a gerência e estreitamente relacionada a ela, liderança e gerência não são os mesmo conceitos. Planejamento, orçamento, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e outras atividades fazem parte do gerenciamento. Gerência é o que fazemos. Liderança é quem somos.

Uma pessoa pode ser um gerente eficaz, um bom planejador e um gestor justo e organizado e, mesmo assim, não ter as capacidades motivacionais de um líder. Ou simplesmente pode ocorrer o contrário. Uma pessoa pode ser um gerente ineficaz, porém, em contrapartida, ter as habilidades necessárias para um bom líder.

Entre os desafios apresentados pelo ambiente mutável, as organizações estão valorizando cada vez mais os gerentes que possuem habilidades de liderança. Qualquer pessoa que aspire a ser um gerente eficaz deve também se conscientizar de praticar e desenvolver suas habilidades de liderança.

Afinal, nascemos ou nos tornamos líderes?

Fonte: JD Zanco. Liderança Gerencial. 2009. Disponível em: http://www.liderancagerencial.blogspot.com/

Os 10 Mandamentos da Ética

Pessoal, para todos aqueles que gostam de leitura, segue uma dica maravilhosa, o Autor Gabriel Chalita fala sobre como agir com ética e moderação, menciona em sua obra, como entender o comportamento ético através do juízo. Este livro é um exemplo para a busca do bem e do interior comtemplando a verdade e integridade acima de todas as  coisas.
                                                Boa Leitura...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ética uma questão de escolha


A palavra ética voltou a ser muito usada no mundo corporativo, porque? As empresas estão a procura de profissionais que além da qualificação, da ética e do comprometimento, realizem as tarefas com integridade e moral. Estes, merecem aplausos e são talentos que entendem o verdadeiro sentido da ética,  que sem ética, elegância inexiste. É preciso que o profissional saiba  qual a política da empresa, pois a partir deste momento a empresa ira avaliar seu comportamento como ser humano. Caso não se adapte, é preciso rever seu conceito.
Conforme Leão (2009, p.114) "Ética é uma ciência que estuda a moral, procurando avaliá-la criticamente para chegar a valores sustentáveis e universais". Ainda de acordo com a autora, essa ciência é um ramo da filosofia, que tem como objetivo maiores o bom e o bem.

Fonte: LEÃO, Celia. Ética, o que é e como se aplica. Revista Você SA. edição 137. novembro 2009.
"o valor das coisas não esta no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
Amyr Klink